Guarulhos é um município brasileiro do estado de São Paulo. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil e a 52ª mais populosa do continente americano. Pertence à Região Metropolitana de São Paulo.
É a cidade não capital estadual mais populosa do Brasil, além de deter o 2º maior PIB do estado e o 9º maior do país.
Etimologia
Segundo algumas fontes, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, o aldeamento dos Índios guaru, da tribo dos guaianases, que integravam a nação tupi. Guaru significa “índio barrigudo” ou “peixe barrigudo”. Porém, estudos recentes indicam que os índios que habitavam a região na época da fundação da cidade eram os “maromomi” do tronco etnolinguístico “macro-jê”.
Geografia
O relevo guarulhense encontra-se sob o domínio do Planalto Atlântico, onde podemos verificar os seguintes tipos de relevo: várzeas, planícies aluviais, colinas, morros e serras. Sua área está inserida na Serra da Mantiqueira. A Serra da Cantareira estende-se ao longo dos limites com Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, com nomes locais de Serra da Pirucaia, do Bananal, de Itaberaba ou Gil.
O município de Guarulhos apresenta um clima subtropical úmido, com temperatura média anual entre 17 e 21 graus Celsius e geada em alguns lugares durante o inverno. A umidade relativa do ar média anual é de 81,1% e a precipitação pluviométrica é de 1470 mm. Ventos dominantes: SE – NO – E – O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica – Divisão de Meteorologia).
Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. Com a expansão populacional e industrial essa cobertura sofreu grande desgaste.
Aeroporto de Guarulhos
O Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, comumente conhecido como Aeroporto de Guarulhos, é o maior e mais movimentado aeroporto do Brasil. Localizado na região metropolitana de São Paulo, ele serve como o principal ponto de entrada e saída internacional do país, conectando São Paulo a mais de 100 destinos ao redor do mundo. Com três terminais modernos e uma quarta expansão planejada, Guarulhos é um hub essencial para viagens internacionais na América Latina, operando voos de numerosas companhias aéreas internacionais e domésticas.
Economia
A Economia da Cidade Guarulhos começou no período colonial, em 1597 por Afonso Sardinha com a mineração de Ouro na região das Lavras Velhas do Geraldo ou Catas Velhas onde hoje é conhecida apenas como bairro das Lavras. Esse período do ciclo do ouro em Guarulhos durou mais de 200 anos. Com o fim da exploração aurífera vieram depois os ciclos do Tijolo ao longo das várzeas dos rios Tietê, Cabuçu e Baquirivu-guaçu surgindo centenas de olarias na cidade, na maioria pelos imigrantes italianos. Com a introdução do tijolo como material de construção substituindo a taipa de pilão, as olarias em Guarulhos encontrou espaço na economia Paulista. O surgimento das industrias em Guarulhos começou a partir de 1915 com a implantação do ramal da Tramway da Cantareira que acabaram sendo atendidos pela linha ferroviária.
Guarulhos foi considerada a 9ª cidade mais rica do Brasil, em 2007, com um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 27,4 bilhões de reais, o que representava 1,01% de todo PIB brasileiro na época.
Aniversário: 8 de Dezembro
Fundação : 1560
Gentílico: Guarulhense
Area: 318,014 Km²
População 1.222.357 hab. (2010)
IDH 0,798 – médio
Prefeitura Guarulhos
Região metropolitana São Paulo
Iniciamos a cobertura de notícias da Cidade de Guarulhos. Você poderá acompanhar novidades sobre eventos, cursos, shows, vagas de emprego e muito mais no blog exclusivamente dedicado a publicar notícias da cidade.O Jo...